O que é acupuntura

O que é

Acupuntura é uma das disciplinas da medicina chinesa. O acupunturista se baseia sobre a circulação de energia no corpo e na natureza para criar uma opinião energética do paciente.

A visão é holística, considerando todos os sistemas fisiológicos do corpo, e não apenas a razão de consulta. Sendo assim, o paciente recebe um tratamento que reforça seu sistema e que reequilibra suas energias vitais.

O Tratamento

O tratamento de acupuntura se faz pela inserção de agulhas superfinas em pontos precisos no corpos. Estes pontos se situam sobre trajetos de energia, que se chamam meridianos. Cada ponto tem uma função específica que pode ser modulada combinando-os com outros pontos.

Cada pessoa recebe um tratamento próprio, segundo seus sintomas ou suas características. Raramente uma combinação de pontos é idêntica entre dois pacientes ou entre dois tratamentos.

O tempo do tratamento pode variar de meia hora à uma hora. A primeira consulta é mais longa pois inclui uma entrevista completa.

Os Instrumentos

Comumente, a estimulação dos pontos se faz com a inserção de agulhas. Porém, existem outros instrumentos que podem ser usados num tratamento de acupuntura. São eles :

  • Agulhas : São de diferentes calibres e comprimentos, variando de acordo com o ponto, o paciente e a função desejada. As agulhas são sempre estéreis e de uso único.

  • Moxabustão : é o método de esquentar os pontos de acupuntura ou uma determinada região com o uso de um bastão de Artemísia. O aquecimento remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo. Atualmente, usa-se também o moxa elétrico, que possui as mesmas propriedades do moxa de artemísia, mas sem odor, o que é mais confortável para pessoas sensíveis a cheiros.

  • Ventosa : São cúpulas de vidro, silicone ou plástico que ocasionam uma sucção da pele. A sensação é de uma massagem relaxante, pois a sucção ajuda a desfazer as tensões musculares. É uma técnica muito apreciada pelos pacientes.

  • Estimulação elétrica : É um aparelho que permite a conexão de duas agulhas, favorecendo o circuito elétrico entre elas e causando um profundo relaxamento muscular.

  • Laser : O laser é uma terapia à base de luz que penetra em profundidade no corpo. A terapia à Laser pode ter as mesmas funções de um tratamento de acupuntura, com a diferença que deve- se fazer um ponto de cada vez. Não se sente nenhuma dor ou desconforto, sendo um método ideal para crianças ou pessoas sensíveis à agulhas. 
    Além das funções clássicas, o laser permite também funções analgésica, regenerativa e relaxante muscular.

Mais referências

www.o-a-q.org/fr/acces-public/l-acupuncture/definition.aspx

pt.wikipedia.org/wiki/Acupuntura

© 2019 por Flávia Ambiel. 

Layout by OXEPEROLA