Perguntas Frequentes

1. Acupuntura dói ?

Não dói. As agulhas de acupuntura são extremamente finas, são muito, mas muito mais finas do que uma agulha de tirar sangue. Sente-se uma circulação intensa de energia no local do ponto. Existem pessoas mais sensíveis que outras e que podem sentir mais certos pontos. Se a pessoa está apreensiva, pode-se fazer tratamentos iniciais com poucos pontos e com agulhas mais finas.

2. Quantos tratamentos são necessários ?

Não dá para afirmar antes de começar. Preferencialmente, deve-se começar com uma série de 3 à 5 tratamentos para avaliar como o paciente reage. Cada pessoa é única e reage conforme seu corpo e seus hábitos de vida.

3. Qual é o intervalo entre os tratamentos ?

Se o problema é muito agudo, é bom fazer sessões mais próximas, como 2 por semana.

Para problemas crônicos, os tratamentos podem ser à cada semana.

O tempo entre os tratamentos também varia de acordo com cada pessoa e é reavaliado à cada consulta.

Para manter um equilíbrio de saúde, é aconselhável fazer um tratamento à cada mudança de estação.

4. Pode-se tratar criança com acupuntura ?

SIM! As crianças são cheias de energia e reagem super bem à acupuntura. Os tratamentos são geralmente com laser, o que no geral é bem aceito pelas crianças.

5. Devo parar de tomar remédio porque estou fazendo tratamento de acupuntura ?

Não. Nunca. Deve-se sempre seguir as orientações médicas. Existem casos em que a dose do medicamento pode ser reduzida com os tratamentos de acupuntura, mas essa é uma decisão feita pelo médico após avaliação.

6. As agulhas são reutilizáveis ?

Não. Todas as agulhas são estéreis e descartáveis. Após o uso, elas são descartadas em lixo de material biológico. Os outros materiais, como ventosas e imãs são esterilizados entre pacientes diferentes.

7. O tratamento de acupuntura é seguro para grávidas ?

Sim, mas é necessário consultar um acupunturista com formação específica para mulheres grávidas. Inclusive, existem tratamentos para regularizar a frequência cardíaca fetal, aumentar a quantidade de liquido amniótico e melhorar os desconfortos da gravidez (dor nas costas, enjôos etc).

8. É necessário acreditar para obter resultados ?

Não. A eficácia dos tratamentos em crianças e em animais são a prova.

© 2019 por Flávia Ambiel. 

Layout by OXEPEROLA