top of page

Acupuntura e Gravidez

Gravidez

A gestação é uma fase de grande mudanças físicas e emocionais. A mulher sente medo, alegria, preocupações, incertezas... tudo ao mesmo tempo! E ainda, sente a revolução que está acontecendo em seu corpo. Sente enjoos, desejos e aversões por alimentos e cheiros, aumento da frequencia urinária, cólicas, constipação, dores de cabeças, entre tanto outro sintomas que podem aparecer. E ela sente tudo isso, com seu entorno dizendo que gravidez não é doença, que ela não deve reclamar, que estes desconfortos são normais!!!!! Não! Não são! Podemos dizer que estes desconfortos são comuns, mas nenhuma dor ou mal estar é normal. Estes sintomas são muito atenuados com a acupuntura.

 

Quando começar a acupuntura e qual frequência:

É indicado fazer desde a descoberta da gravidez, fase com muitos medos e muita insegurança =  1 a 2 tratamentos por mês. Se a gestante preferir, pode ser semanal.

Após semana 36-37 semanalmente e após a 39a semana fazer 2 a 3 vezes por semana até o nascimento. 

Importante lembrar que, mesmo as gestantes que optam pela cesareana agendada podem fazer acupuntura e usufrir de todos os benefícios para diminuir possíveis desconfortos.

Alguns sintomas e desequilibrios tratados pela acupuntura:

  • Aspectos Emocionais (irritabilidade, preocupação, tristeza, medo, opressão torácica, insônia, cansaço). As pequenas oscilações de humor são comuns, mas quando elas extrapolam, precisam ser tratadas e reguladas.

  • Sintomas digestivos (constipação, diarréia, enjôo, vômito, inapetência, desejo por doces, refluxo, azia)

  • Dores (cefaléia, lombalgia, pubalgia, sind. tunel do carpo, tendinites, cervicalgia, ciatalgia…)

  • Problemas circulatórios (hemorroida, varizes vulvares, edema, prurido, cãibra)

  • Acupuntura complementa o tratamento de pré-eclâmpsia, hiperêmese gravídica, hipertensão arterial  e retardo do crescimento intra-uterino.

  • Alterações no líquido amniótico (polidrâmnio e oligoâmnio). Com resultado surpreendente, porém deve-se fazer sessões em intervalos curtos, idealmente diariamente ou em dias alternados.

  • Versão cefálica. Idealmente deve-se começar as sessões de acupuntura  para o bebê pélvico com 30 semanas.

Das 30 às 34 semanas, indicamos 1 sessão por semana.

Após 34 semanas, indicamos 2 a 3 sessões por semana.

A gestante recebe um bastão de moxa para fazer um tratamento diário em casa, aumentando a eficácia do tratamento.

Se você gostaria de ser atendida por um profissional acupunturista especialista em acupuntura obstétria, procure entre os acupunturistas formados por mim no link abaixo. 

Encontre seu terapeuta especialista em Acupuntura Obstétrica

bottom of page